COMPARTILHAR

Estão abertas, até o dia 6 de dezembro deste ano, as inscrições para o Vestibular UEMG 2019. Serão oferecidas 3.226 vagas em 115 cursos presenciais, distribuídos em 16 municípios do Estado de Minas Gerais.

 

 

No Centro-Oeste Mineiro, a UEMG conta com Unidades em Divinópolis, Cláudio e Abaeté.

 

 

Na Unidade Divinópolis, estão sendo oferecidas vagas para 17 cursos: Ciências Biológicas, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Fisioterapia, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química e Serviço Social.

 

 

Já na Unidade de Cláudio, as vagas são para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Serviço Social. E na Unidade Abaeté as vagas são para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social.

 

 

Estão aptos a participar do processo seletivo aqueles candidatos que já concluíram ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio, em quaisquer modalidades.

 

 

O Vestibular UEMG 2019 será composto por duas etapas: Provas de Habilidades Específicas e Provas Gerais.

 

 

As Provas de Habilidade serão aplicadas somente para os candidatos aos cursos de Artes Plásticas e de Música, oferecidos, respectivamente, em Belo Horizonte pela Escola Guignard e Escola de Música.

 

 

Já as Provas Gerais, comuns aos candidatos de todos os cursos, serão realizadas no dia 20 de janeiro de 2019, das 14h às 18h30, em todas as cidades nas quais a UEMG oferece cursos presenciais. Serão compostas por 54 questões objetivas, relativas às disciplinas correntes do Ensino Médio, e uma questão de redação.

 

 

As obras literárias indicadas para a realização das Provas Gerais são “A Barca dos Amantes”, de Antônio Barreto, e “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto.

 

 

A empresa responsável pela organização do processo seletivo será o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP). As inscrições, no valor de R$ 125, e o edital podem ser acessados no site da empresa: vestibular.uemg.br.

 

 

Reserva de vagas

Para a edição de 2019, a UEMG reserva 50% de suas vagas no Vestibular para aqueles que se enquadrem nas seguintes categorias: negros, indígenas, egressos de escola pública e pessoas com deficiência.

 

 

Para concorrer por essa modalidade, conhecida como PROCAN (Processo de Seleção Socioeconômica), os candidatos devem encaminhar documentos comprobatórios de seu pertencimento às categorias informadas, sendo avaliados por uma equipe de assistentes sociais.

 

 

Com exceção da última categoria, as demais devem adicionalmente comprovar carência financeira ou serem egressos de escola pública, conforme termos do edital de lançamento do Vestibular.

 

 

Os candidatos que forem considerados habilitados poderão concorrer ao Vestibular com outros candidatos em situação socioeconômica análoga, democratizando o acesso ao Ensino Superior gratuito no Estado de Minas Gerais.

 

 

SiSU

Quem participou da última edição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio também pode pleitear uma vaga na UEMG. Basta acompanhar a abertura das inscrições no site sisu.mec.gov.br e oportunamente migrar as notas do ENEM para o SiSU.
Metade das vagas disponíveis em 113 cursos de graduação da UEMG são oferecidas nesta modalidade (com exceção aos cursos de Artes Plásticas e Música, oferecidos em Belo Horizonte e que dependem de Provas de Habilidades Específicas).

 

 

Os interessados podem participar tanto do Vestibular quanto do SiSU, ampliando, assim, suas chances de ingresso no Ensino Superior oferecido pelo Estado de Minas.

 

 

CRONOGRAMA

6/11/2018

 

 

Início das inscrições para o Vestibular e PROCAN

6/12/2018

 

 

Término do período de inscrições para o Vestibular

20/1/2019

 

 

Realização das Provas Gerais

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.