COMPARTILHAR

ponto de vitsaSegundo informações decorrentes de estudos realizados pela Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos Públicos (ANPAC), mais de 215 mil vagas serão abertas em 2015 para concursos públicos nas esferas municipal, estadual, distrital e federal, em órgãos do Poder Judiciário, Executivo, Legislativo, além de bancos públicos e autarquias.

 
São muitas as vantagens e benefícios para o servidor público. Uma delas é a estabilidade, ou seja, só será demitido por justa causa e mesmo assim após processo administrativo, respeitando o contraditório e a ampla defesa. Outra vantagem é a remuneração, quase sempre acima da média praticada pelo mercado. Além do vencimento (remuneração) básico outras vantagens poderão ser incorporadas, dependendo do cargo, como por exemplo: retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento; gratificação natalina; adicional por tempo de serviço; adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas; adicional pela prestação de serviço extraordinário; adicional de férias; adicional noturno; adicional de horas extras. A jornada de trabalho normalmente é menor que a do setor privado. Conta-se também como outra vantagem a aposentadoria, onde o sistema é melhor que o do regime geral, ou seja do INSS.

 
Como visto muitas são as vantagens de se tornar servidor público. Mas eis um detalhe: o ingresso se dá mediante concurso público e sempre muito concorrido.

 
O que fazer para passar no concurso público? Não existe sorte. Faz-se necessário muito esforço, preparação, dedicação, empenho. Preparar significa estudar e estudar muito. Estudar sozinho é possível, estudar pela internet é possível. Melhor estudar em um curso presencial.

 
É importante destacar que é muito importante começar a estudar mesmo antes da divulgação do edital do concurso. É o velho ditado popular: quem chega primeiro bebe água limpa, ou seja, quem começa preparar mais cedo tem mais chances de ser aprovado.

 
Em Itaúna existe um curso preparatório presencial onde você pode se preparar

COMPARTILHAR
Heli Maia é advogado, professor da rede particular e professor concursado e efetivo da rede pública estadual; é graduado em Ciências Sociais e Direito; é pós-graduado em História e mestre em Direito; é autor dos livros “Bullying” e “Atividade empresária e sustentabilidade ambiental”. Contato: helismaia@yahoo.com.br

Comments are closed.