COMPARTILHAR

pao integralO Pão faz parte da alimentação básica dos brasileiros. Ninguém resiste aquele pão quentinho com manteiga, mas todo mundo sabe que o pães integrais sustentam por mais tempo e ajudam a manter a forma e a saúde.

 
Um pão integral básico é feito com fermento, farinha de trigo integral e farinha de trigo refinada comum. Para este pão usamos outros ingredientes para dar mais sabor e sustância!!!

 

Em uma tigela grande coloque 1 pacotinho de fermento biológico seco, 1 xícara e 1/2 de água morna, 3 dedos de sal, 1 pitada de açúcar e 3 col. de azeite, misture até que o fermento dissolva.

 
Acrescente em seguida, 2 colheres de quinoa em flocos, 2 colheres de linhaça, 2 colheres de semente de girassol, 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo integral, misture e vá juntando aos poucos a farinha de trigo comum, aproximadamente 2 xícaras, até que a massa desgrude das mãos, junte 3 castanhas do Pará quebradas.
Passe a massa para uma bancada enfarinhada e sove até que a massa fica lisa.

 
Volte para a tigela, cubra com um pano e deixe descansar por 1 hora.
Volte a massa para a bancada, abra a massa em forma de um rolo, neste momento você decide se vai querer pães menores ou um pão em forma de bolo ou em pão de forma.
Se quiser pães menores corte em fatias, cada fatia vai se transformar em um pãozinho.
Molde cada fatia em forma de um pão, distribua na assadeira, tampe novamente com um pano e deixe crescer por mais 30 minutos ou coloque na forma e deixe tampado com um pano também por mais 30 minutos.
Pré aqueça o forno a uma temperatura de 200º por 15 minutos. Faça um corte longitudinal nos pães e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos.

Se quiser pode colocar pedaços de castanhas, fica uma delicia!!!

Preço médio? R$ 15,00

COMPARTILHAR
MICHELLE MENDES ANTUNES é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Itaúna e fotógrafa. Trabalha atualmente no levantamento do patrimônio cultural e artístico de Minas Gerais. Apaixonada por culinária, colocou em prática um antigo sonho de ter um blog de culinária onde testa e publica receitas e dicas direto da cozinha de sua avó (http://nacozinhadavo.blogspot.com/)