INSTITUTO COTEMAR

Política: Possíveis candidatos ao governo de MG cortejam prefeitos para as eleições de 2014




proximas eleicoes 2014 300x261 Política: Possíveis candidatos ao governo de MG cortejam prefeitos para as eleições de 2014Possíveis candidatos ao governo de Minas em 2014, o vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), participaram ontem em Montes Claros de um encontro que reuniu cerca de 70 prefeitos das regiões Norte e Central de Minas. Durante o evento, que teve como tema “a gestão municipal”, os dois procuraram conquistar a simpatia da plateia abordando um assunto preferido por 10 entre 10 prefeitos: a necessidade de maior repasse de recursos para os municípios.

 

 

 

O vice-governador anunciou que em 2013 e 2014 o governo estadual vai fazer investimentos de R$ 28 bilhões em saúde, educação e infraestrutura, beneficiando principalmente os municípios. Já o presidente da Assembleia fez uma forte defesa do municipalismo. Alberto Pinto Coelho e Dinis Pinheiro foram a Montes Claros acompanhados de uma comitiva integrada por cinco deputados federais, entre eles o secretário nacional do PSDB, Rodrigo de Castro, seis deputados estaduais e três secretários estaduais (todos parlamentares licenciados).

 

 

 

Alberto Pinto Coelho, em entrevista, declarou que é pré-candidato a governador. Ele negou, no entanto, o uso do encontro com os prefeitos para fazer campanha. “A questão de 2014 é um processo que ainda demandará etapas a serem vencidas”, disse. Mesmo alegando que não pretende antecipar o debate em torno da sucessão estadual, o vice-governador acabou dirigindo farpas ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, possível candidato do PT ao governo, como se estivesse em plena disputa eleitoral. “O fato de o ministro estar ficando dentro do gabinete em Brasília, cuidando mais da questão nacional, faz com que ele não esteja acompanhando a realidade de Minas Gerais”, disparou Pinto Coelho, ao responder pergunta sobre a reclamação do ministro a respeito das leis ambientais do estado, que estariam emperrando as obras de duas barragens no Norte de Minas.

 

 

 

O vice-governador criticou fala do ministro, que, ao fazer palestra na cidade, em 20 de março, afirmou que o país vive em ritmo de crescimento e de otimismo. “Dizer que o Brasil vive em céu de brigadeiro não é falar a verdade. Como o país vai bem se teve um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 0,9% em 2012 e vive o risco da volta da inflação?”, questionou.

 

 

 

Dinis Pinheiro, um dos cotados para ser o candidato tucano ao governo – os outros nomes lembrados são o secretário de Ciência e Tecnologia, Nárcio Rodrigues, e Marcus Pestana –, fez um discurso em que adotou a mesma linguagem dos prefeitos, que cobram maior repasse de verbas federais para os municípios. “Infelizmente, vivemos um regime em que a Federação estrangula o estado e sufoca os municípios”, afirmou Pinheiro. Ele também defendeu o maior repasse de recursos às prefeituras, para que tenham condições de investir na assistência à saúde da população. Disse que já está em andamento projeto de lei de iniciativa popular para o recolhimento de assinaturas, visando a volta da obrigatoriedade de que 10% da arrecadação bruta da União sejam destinados à saúde.

 

 

 

Palestra

 

 

O Norte de Minas também já foi alvo de investida do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, pré-candidato a governador pelo PT. No último dia 20, ele proferiu palestra em evento na cidade, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Embora o tema da palestra fosse o desenvolvimento, sendo destinado a empresários, o encontro acabou ganhando o tom político, reunindo na plateia um número considerável de prefeitos, vereadores e outras lideranças, grande parte filiada ao Partido dos Trabalhadores. Contudo, o ministro ponderou: “Nós agora estamos tratando da questão do desenvolvimento. A pré-candidatura ao governo do estado fica pra depois”.

 

 

 

EM

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.
admin.thumbnail Política: Possíveis candidatos ao governo de MG cortejam prefeitos para as eleições de 2014
Notícias de Itaúna
Ver todas as matérias de Notícias de Itaúna





COMENTE ESTA NOTÍCIA

"Comentários com conteúdo pejorativo, racista ou adulto não serão publicados. Os comentários feitos no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que os fazem. Caso seja aprovado, o comentário pode entrar no ar em até 24 horas."