COMPARTILHAR

boston-dynamics-g1Um empresa de robótica comprada pelo Google em 2014 publicou um vídeo nesta segunda-feira (9) para mostrar seu novo robô, capaz de manter o equilíbrio mesmo em situações adversas como enquanto sobe superfícies íngremes ou até mesmo após receber chutes .
Chamado Spot, a máquina pesa 72,5 kg e é movido por uma bateria elétrica. É uma criação da Boston Dynamics, empresa adquirida pelo Google no ano passado. Alguns dos robôs da empresa já são famosos, como o humanoide Atlas, utilizado em competições de robótica pelo mundo, e o veloz Cheetah, que corre a 46,6 km/h.
O Spot parece ser uma versão mais enxuta de outra máquina, o LS3 ou BigDog. Este pesa 109 kg, mas é capaz de carregar 154 kg. O Spot, porém, é mais ágil. Possui dois tipos de velocidade de trote, caminhada e corrida.

 

No vídeo, o robô mantém o equilíbrio mesmo sendo chutado. Também anda com desenvoltura por terrenos acidentados, como colinas cobertas por grama ou terra e pedra. Nesses solos, consegue mudar de direção sem cair.
Ele é capaz até de subir escadas e descer superfícies íngremes. Isso é possível graças a uma combinação de sensores que mensuram a distância do robô para os obstáculos e válvulas hidráulicas que respondem pelo movimento das patas da máquina.
Criada em 1992 nos laboratórios do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), a Boston Dynamics é fornecedora da Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas para Defesa, braço do Exército dos EUA focado em criar novas tecnologias militares.

 

 

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.