COMPARTILHAR

siri-apple-g1A assistente pessoal da Apple, a Siri, passará a falar português assim donos de iPhones e iPads instalarem a nova versão do sistema operacional para aparelhos móveis, o iOS. A empresa liberou a segunda versão do iOS 8.3 para desenvolvedores realizarem testes nesta segunda-feira (23).

 
Esse update faz a Siri ter suporte a novas línguas, como o português. A assistente pessoal começará a conversar com brasileiros no idioma local quatro anos depois de ser implantada nos aparelhos da Apple. Essa mesma atualização fará a Siri falar duas variantes do inglês, uma para a Índia e outra para a Nova Zelândia, além de russo, sueco, tailandês e turco.

 
A mesma atualização do iOS, assim como o update do OS, sistema dos Macs, trará mais diversidade ao teclado de emojis dos aparelhos da Apple. Será possível escolher seis tons de “pele” para os emojis de pessoas. Além disso, o número de bandeiras subiu de 10 para 32, incluindo a do Brasil.

 
Fluência
O trabalho para ensinar a Siri a falar português não começou agora. Em junho do ano passado, a Apple procurava contratar um profissional com formação em Ciências da Computação ou em Engenharia Elétrica para mostrar à assistente de voz como ter fluência em “português brasileiro”.

 
Para tal, o candidato deveria ter experiência em processamento de linguagem natural ou aprendizado de máquina.
A partir de comandos de voz, a Siri é capaz de executar ações no próprio aparelho ou de buscar informações armazenadas no dispositivo ou presentes na internet. Tem como concorrente o Google Now, capaz de realizar as mesmas tarefas além de avisar a respeito de compromissos e de “aprender” conforme o uso pelo dono do celular ou tablet. Outra rival é a Cortana, que exercerá essa função no Windows 10, da Microsoft.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.