INSTITUTO COTEMAR

Santuário do Caraça




santuario do caraca 300x71 Santuário do CaraçaO Santuário do Caraça recebe, em média, 60.000 visitantes por ano, dos quais pelo menos 17.500 são hóspedes em sua Pousada. Isso faz com que seja, por sua relevância e implicação social, uma das mais importantes e mais visitadas Unidades de Conservação do Estado de Minas Gerais, além de ser uma das maiores: a Reserva Particular do Patrimônio Natural do Caraça responde praticamente por 51% das Reservas Particulares do Estado.

E como Centro de Peregrinação e Cultura, o turismo no Caraça não pode fugir a essas realidades. O Caraça oferece um turismo alternativo, em que a formação de valores que permanecem e humanizam verdadeiramente o ser humano é realçada em todos os momentos.

Com trilhas para vários locais, desde cachoeiras, tanques e piscinas naturais e antigas construções até grutas e picos que só podem ser visitados com guias, o Santuário do Caraça oferece uma série de aventuras para cada visitante e para os grupos que sobem a Serra.

E, acima de tudo, em cada uma de suas caminhadas e das trilhas que podem ser percorridas, um espetáculo de natureza se descortina às vistas de todos os caminhantes, impelindo cada um a retomar sua própria vida e se harmonizar com a maravilha da Criação.
De fato, todos se engrandecem com a visita ao Santuário do Caraça! Desde a corresponsabilidade ambiental, na preservação da RPPN, até à proximidade de uns com outros, à espiritualidade e à história do Caraça, a interação humano-afetiva entre os que visitam e, principalmente, entre aqueles que ficam hospedados no Santuário, tudo isso vai, aos poucos, formando uma nova consciência humana e social, impulsionando os turistas a fazerem do lugar em que vivem e trabalham um espaço mais terno e afetivo, mais cultural e relacional, mais humano e, principalmente, humanizador.

O lobo do caraça

Na noite em que mais se viram lobos aqui no Caraça foi quando apareceram cinco: três filhotes comendo na bandeja, a fêmea vigiando no alto da escada e o macho urinando nas palmeiras, demarcando o território. Por causa do que o Caraça faz e de outras instituições que divulgam a convivência pacífica com o lobo-guará, ele não está mais na lista dos animais ameaçados de extinção. Está na lista dos animais vulneráveis, lista ainda perigosa, mas não mais ameaçado de extinção.

Esta tradição começou no Caraça em maio de 1982, quando algumas lixeiras começaram a aparecer reviradas e derrubadas. O Irmão Thomaz, que vive hoje em Belo Horizonte, falou ao Padre Tobias, superior de então, que devia ser cachorro. Padre Tobias achou muito difícil, porque cachorro não subiria a serra com tanta freqüência. Começaram a observar e descobriram que o grande cachorro que revirava as lixeiras do Santuário do Caraça era o Chrysocyon brachyurus.

Aí começaram a colocar uma bandeja de carne em cada portão e elas amanheciam mexidas. Foram aproximando as bandejas da escada da Igreja e por algum tempo os lobos foram alimentados lá embaixo. Até que resolveram subir com a bandeja. A bandeja subiu, o padre subiu, o lobo subiu!

lobo14a 300x218 Santuário do Caraça

Onde ficar

O Santuário do Caraça, fundado em 1774 para ser uma Casa de Hospedagem para a acolhida de peregrinos e visitantes, que quisessem, principalmente, se converter e mudar os rumos de sua vida, foi novamente reativado como Pousada a partir da década de 1970, depois de 150 anos dedicados à educação e à formação intelectual de meninos e de seminaristas.

Hoje conta com mais de 40 apartamentos e quartos, além de algumas casas, com acomodações mais simples, para a hospedagem de até 180 pessoas. Suas diárias são com pensão completa, isto é, com direito a café da manhã, almoço e jantar, além da entrada na Reserva Natural.

Devido à grande quantidade de pessoas que se hospedam na Pousada do Caraça, pelo menos 17.500 por ano, é imprescindível que os interessados façam sua reserva de hospedagem, pelos telefones (31) 3837-2698 / (31) 3837-1939, pelos skypes santuario.caraca1 / santuario.caraca2, ou pelo e-mail pousadadocaraca@hotmail.com, de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Não deixe de fazer esta aventura! Visitar o Santuário do Caraça mudará sua vida e seus conceitos sobre turismo e lazer!

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.
admin.thumbnail Santuário do Caraça
Notícias de Itaúna
Ver todas as matérias de Notícias de Itaúna





COMENTE ESTA NOTÍCIA

"Comentários com conteúdo pejorativo, racista ou adulto não serão publicados. Os comentários feitos no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que os fazem. Caso seja aprovado, o comentário pode entrar no ar em até 24 horas."