INSTITUTO COTEMAR

SIGA-NOS

NOTÍCIAS ANTERIORES

dezembro 2010
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Solar Itaúna

Você já conhece? Casa Branca/MG




casabranca 300x225 Você já conhece? Casa Branca/MGAo sul da encosta, abaixo do entroncamento das Serras Três Irmãos e Ouro Fino, pertencente à Paraopeba, distrito de Brumadinho, está Casa Branca; um povoado com uma fascinante beleza natural e cheia de atrações para todos os gostos. O povoado possui uma fauna bem diversificada composta por pássaros, répteis, além de belíssimos exemplares na flora local, como as quaresmeiras e canelas de ema. A região possui ainda uma rica rede hidrográfica, ruínas históricas e povoados antigos. A natureza local é bastante diversificada e é formada pela mata atlântica, campos rupestres, cerrados; lá é possível apreciar também as cachoeiras que têm contribuído bastante para o aumento do turismo no lugar. A riqueza paisagística e recursos ambientais são favoráveis para a prática de ecoturismo e isso fez com que aumentasse consideravelmente o número de pousadas e restaurantes no local. Em relação a lazer e esportes radicais Casa Branca se revela um ótimo lugar para a prática de rapel, arvorismo, natação, ciclismo, tênis, futebol, vôlei, caminhadas, golfe, motocross, camping selvagem, cavalgadas e outros.

Nas localidades próximas ao povoado de Casa Branca há outras opções de diversão, por exemplo, em Brumadinho (município ao qual o povoado pertence) tem uma vez ao ano a Country Fest; em Nova Lima tem o Congado de Nossa Senhora do Rosário; em São Sebastião das Águas Claras (Macacos) tem rodas de samba em bares, haras, festa de São Sebastião e muitos happy hours nos fins de semana; em Rio Acima tem Lual do Rock, campeonatos e Festas; em Moeda tem prática de Vôo livre, atividade que mais chama a atenção dos jovens; e em Piedade do Paraopeba tem a festa religiosa Jubileu de Nossa Senhora da Piedade do Paraopeba que reúne devotos de todo o Estado.

HISTÓRIA DE CASA BRANCA

A origem da região Casa Branca remota às Bandeiras, nos séc. XVII e XVIII com a ocupação do Vale do rio Paraopeba, surgindo então o Povoado de Piedade do Paraopeba. Com o fim do ciclo do ouro, a região ficou mergulhada num total abandono até o séc. XX. Com o crescimento da mineração de ferro e a expansão da Estrada de Ferro Central do Brasil, cuja Estação Brumadinho foi inaugurada em 1917, fez com que surgissem os primeiros comerciantes e escolas da região. Atualmente, Casa Branca tem crescido muito, principalmente com a implantação de condomínios e loteamentos no seu entorno, para servir de segunda residência para pessoas da classe média e alta de Belo Horizonte. Os mais importantes são: Recanto do vale I e II, Recanto da Aldeia, Parque das Águas I e II, Quintas de Casa Branca, Bairro jardim Casa Branca, Parque das Andorinhas e Aldeia da Cachoeira das Pedras. É importante lembrar também a presença de quatro unidades de conservação na região: Parque Estadual da Serra do Rola Moça, Área de Proteção Ambiental Sul – APA Sul, a Área de Proteção Especial Catarina – APE Catarina e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Sítio Grimpas – RPPN Sítio Grimpas.

Texto: Liliane Martins (desvendar.com)

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.
admin.thumbnail Você já conhece? Casa Branca/MG
Notícias de Itaúna
Ver todas as matérias de Notícias de Itaúna





Comentários dos Leitores

"Os comentários feitos no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Notícias e são de inteira responsabilidade das pessoas que os fazem. Caso seja aprovado, o comentário pode entrar no ar em até 24 horas."

Um comentário para “Você já conhece? Casa Branca/MG”

  1. Adilda Penido disse:
    Adorei a matéria, pois moro em Brumadinho, minha segunda terra, sendo Itaúna meu berço natural.
    Aqui é tudo q vcs abordaram. Parabéns.
    Agora, sugiro (não sei se já o fizeram) que façam uma matéria sobre INHOTIM: nosso Jardim Botânico, é maravilhoso.
    Se precisarem contem comigo, pois adoro este Jornal Eletrônico (Portal de Itaúna).
    Como já disse é como se Itaúna estivesse aqui dentro de Brumadinho. Obrigada. Vcs são ótimos. Bjs.

COMENTE ESTA NOTÍCIA

"Comentários com conteúdo pejorativo, racista ou adulto não serão publicados. Os comentários feitos no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que os fazem. Caso seja aprovado, o comentário pode entrar no ar em até 24 horas."