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Ele está sumido do mercado brasileiro desde 2015, mas nunca deixou de ser cobiçado por sua legião de admiradores. Certamente, por isso, os executivos da Honda Automóveis anunciaram esta semana que o Civic SI voltará ao Brasil em 2018, completando a gama da 10ª geração do modelo comercializada por aqui. Com a carroceria cupê de duas portas, o esportivo japonês terá como principal novidade o motor 1.5 turbo, o mesmo que equipa a versão Touring do sedã, mas com 35cv a mais.

A nova geração do Civic SI quer ganhar os fãs brasileiros mais uma vez pelo design esportivo e pela performance empolgante. Para isso, traz um visual realmente agressivo, com friso preto e amplas tomadas de ar na dianteira. As rodas de liga leve com 10 raios têm aro de 18 polegadas e acabamento em dois tons, calçadas com pneus largos na medida 235mm e de perfil baixo, como manda o figurino. E para completar o visual esportivo,  na traseira se destaca o aerofólio elevado, a saída de escape centralizada e uma barra horizontal de luzes de LEDs.

VERMELHO Por dentro, a personalização pode ser percebida pelos bancos esportivos com costura vermelha e logotipo SI cravado. A alavanca do câmbio e a pedaleira são de alumínio e a cor vermelha está presente também na iluminação do painel e dos comandos internos. A versão traz de série freio de estacionamento eletrônico, travamento das portas, ar-condicionado digital de duas zonas e sensor de chuva. E para os que se preocupam com conectividade, o Civic SI traz sistema multimídia com tela tátil de sete polegadas, por meio da qual é possível comandar as funções do áudio de 450 wats e 10 alto-falantes. A conexão do smartphone pode ser feita pelos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Mas a grande novidade no Civic SI é que, pela primeira vez em sua história, a versão esportiva é equipada com um motor turbo. Trata-se do mesmo 1.5 que impulsiona o Civic Touring, com injeção direta de gasolina, duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote (Dual VTC), porém com 208cv a 1.300rpm e 26,5kgfm de torque. O Civic “mais manso” desenvolve 173cv e 22,4kgfm. Diferenças significativas para um modelo que tem pretensões esportivas. E para os puristas que torcem o nariz para câmbio automático, a Honda equipou o SI com um manual de seis marchas e engates curtos.

MAIS LEVE A Honda revela que a boa performance do novo Civic SI está relacionada também à carroceria mais leve, porém mais rígida que a da geração anterior. Além de reforços estruturais, o cupê de duas portas ganhou direção de duplo pinhão com assistência elétrica variável. As suspensões também receberam calibragem esportiva, com amortecedores adaptativos, molas mais firmes, barras estabilizadoras mais rígidas, buchas sólidas na dianteira e traseira, além de braços de controle ultrarrígidos na dianteira, usados no Civic Type R. além de diferencial com deslizamento limitado. Para frear a fera, discos de 12,3 polegadas na dianteira e pneus 235/40 R18.

No quesito segurança, o Civic SI traz sistema ABS com distribuição eletrônica de frenagem, controle de tração e estabilidade, além do Agile Handling Assist. Produzido no Canadá, o Civic SI que vai chegar ao Brasil ainda não teve o preço divulgado, mas especula-se que deve ficar em torno de R$ 150 mil.

(VRUM)

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