COMPARTILHAR

????

Com o objetivo de cumprir a meta de vacinação antirrábica, para imunização de cães e gatos, a Secretaria de Saúde de Mateus Leme e o setor de Zoonoses definiram na manhã desta quinta-feira, dia 06, as metas e estratégias da campanha. O encontro estabeleceu diretrizes para a mobilização e as principais táticas de abordagem da população. O público-alvo da campanha são famílias que possuem animais de estimação com idade superior a três meses.

 
Para imunizar cerca de 6 mil cães e gatos, a Prefeitura de Mateus Leme vai convocar a sociedade para levar os animais aos postos de vacinação. Este ano, o município descentralizou os acessos e criou mais de 40 postos volantes de vacinação, em praças públicas, postos de saúde e escolas.

 
A campanha tem início no dia 14 de setembro. Até o dia 26, todas as comunidades rurais, distritos e os principais bairros terão postos montados para aplicação das doses. De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Anderson de Oliveira, a vacina deve ser aplicada em animais com mais de três meses. “Não há contra indicações para a vacina. A única ressalva que se faz é em relação ao comportamento da fêmea prenhe, que pode dificultar a aplicação do antídoto”, explicou.
Para mobilizar a população, cartazes serão pregados em locais de grande circulação de pessoas no centro, bairros e zona rural. “Desenvolvemos uma estratégia para convocar toda a sociedade a imunizar seus animais de estimação. A vacina é maneira mais eficaz de proteger o animal da raiva”, explicou Simone Batista Corrêa, mobilizadora social.

 
A campanha também será reforçada na internet, no site da Prefeitura de Mateus Leme e nas redes sociais, na imprensa local e nas escolas.

 
Dica
A orientação do Centro de Zoonoses é de que cães e gatos doentes, em tratamento e debilitados, deverão aguardar a recuperação para serem imunizados. Os animais devem ser levados até o posto de vacinação por adultos, com carteira de vacinação, dentro de caixas de transporte ou na coleira.

 
Quem perder o prazo de vacinação só encontrará a vacina na rede particular. Nesse caso, a dose deverá ser aplicada por veterinário.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.