COMPARTILHAR

????????????????????????????????????

O novo espaço que a Alexia, o Thiago, o Luan, o Pedro e Maria Eduarda vão frequentar todas as manhãs do ano letivo até completarem cinco anos tem salas de aula amplas, equipadas com brinquedos pedagógicos, espaço multiuso e até área de convivência. Parece coisa de gente grande, mas é tudo planejado para que crianças, com idade entre três e quatro anos, tenham as melhores condições de ensino. Nesta segunda-feira, dia 10, no primeiro dia de aula na Unidade Municipal de Educação Infantil – UMEI D. Carmita, em Mateus Leme, os alunos mais pareciam hóspedes de um hotel de luxo.

 
Assim que chegaram eles foram recepcionados pela equipe pedagógica. A diretora Elaine Rosa de Oliveira Souza, a pedagoga Micheline Salomão e professores deram as boas vindas. “Toda a equipe estava ansiosa para conhecer os alunos e, aos poucos, essa ansiedade foi dando lugar a um sentimento gratificante. As crianças demonstraram ser receptivas. Algumas chegaram tímidas, mas com um olhar muito atencioso, ávido por querer saber como é tudo e como funciona tudo”, resumiu a professora Juliana de Oliveira Silva, responsável por uma das turmas da pré-escola e que vai cuidar de alunos com quatro anos completos.
Nas salas de aulas, os alunos também conheceram os novos colegas. Para essa apresentação, muitas brincadeiras e recreações, com oficinas de colorir e atividades pedagógicas, deram o tom lúdico ao primeiro contato. Fora da sala, uma estrutura com biblioteca, sala multiuso e playground também estavam à disposição das crianças.

 
“Os materiais que eles passam a ter acesso são de grande qualidade. São livros de formatos variados, obras impressas em tecidos e apresentadas em animais de pelúcia, jogos didáticos, uma variedade de títulos e de forma que certamente vai despertar neles o interesse pela leitura e pelo conhecimento”, contou a pedagoga Micheline Salomão e uma das responsáveis pela biblioteca.

 
A UMEI D. Carmita vai acolher crianças em duas faixas etárias. Com três anos completos (creche) e com quatro anos completos (pré-escola) em dois turnos, de manhã, das 07h às 11h10, e à tarde, a partir de 12h30 até 16h40.

 
Matrículas
Os alunos que ingressaram na UMEI D. Carmita nesta segunda-feira, dia 10, foram inscritos pelos pais no último levantamento realizado pela Prefeitura de Mateus Leme em agosto de 2014. O levantamento apurou a demanda por vagas e serviu como instrumento para que a Secretaria Municipal de Educação definisse a melhor maneira de acolher os estudantes.

 
Para o próximo ano letivo, que começa em fevereiro de 2016, um novo levantamento será realizado com o objetivo de cadastrar todas as famílias que residem no município e tenham crianças com idade entre três e quatro anos. De acordo com a secretária municipal de Educação, Regina Sônia Diniz, esse senso deve ser realizado em outubro. “Ao analisar a nova demanda vamos propor condições de trabalho que sejam capazes de atender ao maior número possível de alunos”, adiantou.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.