COMPARTILHAR

APAC31Fórum e festival beneficente marcam a união da sociedade e do governo municipal no debate sobre as estratégias para reabilitação da pessoa com deficiência intelectual e múltipla
Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada entre os dias 21 e 28 de agosto, a APAE de Mateus Leme realiza uma série de atividades com foco na inclusão. Desde a abertura das comemorações, na segunda-feira (24/08), todos os alunos da instituição participam de programas de socialização, valorização da cultura e incentivo às habilidades adquiridas.

 
Em 2015 a campanha tem como tema “Inclusão se conquista com autonomia”. A proposta tem o objetivo de estimular a interação das pessoas com deficiência com toda a sociedade, chamando a atenção para as atividades culturais e artísticas desenvolvidas pelas pessoas com deficiência.

 
Para a diretora da APAE de Mateus Leme, Maria de Lourdes da Silva Castro, essas ações mostram a união da sociedade e do governo em prol das pessoas com deficiência. Ele destaca o aumento da participação da população nos projetos da instituição e ressalta a importância desse entrosamento. “Tenho percebido que nos últimos anos a comunidade apoia mais e reconhece o trabalho desenvolvido em prol de quem necessita de cuidados. Temos conseguido aproximar a APAE de todos os segmentos da sociedade, que prestigia nossos alunos participando de ações e incentivando a nossa proposta pedagógica”, analisou.

 
Programação

 
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi oficialmente aberta com uma confraternização entre alunos da APAE e estudantes da Escola Municipal Ailza Maria de Jesus, do distrito de Serra Azul. Eles compartilharam doces e dividiram um bolo temático. O ato representou o entrosamento que existe entre a Secretaria Municipal de Educação e a APAE Mateus Leme.

 
Quinta-feira, dia 27, os encontros serão abertos à participação da sociedade. Na sede da APAE haverá um fórum de debates que vai abordar a reabilitação de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Foram convidadas a fisioterapeuta e a fonoaudióloga da instituição para mediar os debates e apresentar o resultado dos esforços da APAE na luta pela valorização dos excepcionais. O encontro começa às 08 horas, com previsão de término à 11 horas.

 
No domingo, dia 30, será realizada uma grande festa para encerramento da Semana. O local escolhido foi o Poliesportivo das Obras Sociais da Paróquia de Santo Antônio (Ospasa), no bairro Concenza.

 
A abertura será às 08h30 com jogos de queimada entre os alunos da APAE. De 09 horas até 13 horas haverá disputas de futsal de equipes infantil e adulto, valendo medalhas. Durante o evento também haverá apresentação de capoeira dos alunos da APAE e venda de comidas (tropeiro e salgados) e bebidas, cujo lucro será revertido para a manutenção de trabalhos na instituição. A entrada custa R$ 2 ou pode ser trocada por um item de material de limpeza,

 

Programação

Quinta-feira, dia 27, de 08h às 11 horas
Fórum de debates sobre reabilitação com participação de profissionais de Fisioterapia e Fonoaudiologia da APAE de Mateus Leme.

 
Local: APAE Mateus Leme
Rua Evaristo Martins Diniz, 10, bairro Central. Informações 3535.1793.

Domingo, dia 30, das 08h às 14 horas
Festival beneficente amigos da APAE com participação de vários seguimentos da sociedade em um dia de lazer.
Local: Poliesportivo Ospasa
Rua Serra Azul, bairro Concenza. Informações 3535.1793

 

08h30: Abertura com apresentação de Capoeira dos alunos da APAE
09h: Disputa de Futsal: Meninos do Vale X Sampdoria
10h: Disputa de Futsal: Teenus Construtora X Red Bull
11h: Apresentação de Capoeira dos alunos da APAE
12h: Disputa de Futsal: Projeto Municipal CEEM X MCA Categoria
13h: Disputa de Futsal: Galácticos (Azurita) X Nacional (Sítio Novo)
14h: Distribuição de troféus e encerramento

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.