LIRAa aponta baixo risco de infestação, mas apoio da população continua essencial; Prefeitura realiza mutirão de limpeza a partir do próximo dia 20
O resultado do último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), o terceiro realizado pela Prefeitura de Itaúna, neste ano, confirmou a eficácia do trabalho desenvolvido pelo Município para o combate ao mosquito. E, destacou também a importância do apoio da população na eliminação dos focos do inseto, transmissor da Dengue, Zika vírus, Chikungunya e Febre Amarela, em área urbana.
Entre os dias 6 e 10 de agosto, as equipes do Setor de Zoonoses vistoriaram 1.714 imóveis, comerciais e residenciais, localizados em todas as regiões da cidade. A pesquisa apontou uma taxa de incidência de larvas de 0,7, considerada de baixo risco e inferior ao limite estabelecido pelo Ministério da Saúde, que é de 1.
Coleta de materiais inservíveis
Os bairros nos quais foram identificados os focos do mosquito, de acordo com a amostragem do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti – LIRAa – receberão na próxima semana o Mutirão de Limpeza, como reforço da Secretaria Municipal de Saúde nas estratégias de enfrentamento ao inseto. O objetivo é facilitar a coleta de criadouros removíveis, como garrafas, pneus, potes e vasilhas de plástico, entre outros recipientes, já que, conforme os dados obtidos a partir da pesquisa, a maioria dos focos está dentro das casas, em quintais e varandas.
A ação terá início na próxima segunda-feira, 20, pela Nova Vila Mozart, e segue até 31 de agosto, contemplando Vila Tavares, Antunes, Santiago, Universitário, São Judas Tadeu e Graças. A população deverá juntar os materiais inservíveis em sacos plásticos e deixá-los sobre a calçada, para recolhimento. Mobilização semelhante foi realizada em meados de maio passado e terminou com resultados significativos.
Redução significativa de casos
As campanhas educativas e o reforço das estratégias da Secretaria de Saúde, desde o início de 2017, para a eliminação dos focos do mosquito transmissor da Dengue têm gerado excelentes resultados, com a redução significativa dos índices de contaminação pela doença. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo Estado, no dia 13 de agosto, o Município notificou, de janeiro até a data de publicação do relatório, 11 casos prováveis da enfermidade.
A realidade atual é bem diferente, por exemplo, de 2016, quando, no primeiro quadrimestre, a cidade ficou em alerta para uma situação de epidemia. Na época, conforme o Sistema de Notificação de Agravos, ferramenta do Ministério da Saúde para monitoramento, entre janeiro e dezembro, houve 3.610 notificações. A grande quantidade de ocorrências também fez vítimas. Até dezembro daquele ano foram registradas na cidade sete mortes em decorrência das complicações da Dengue.