COMPARTILHAR

Capa 60 anosA odontológa pitanguiense Luiza Maria Pereira, que tem fortes ligações com Itaúna onde vive a maioria de seus parentes e, onde também passou vários anos de sua vida, lança no próximo dia 20 de agosto, a partir de 20 h, no foyer do Espaço Cultural, na rua Antônio Corradi, centro, sua primeira obra literária, o livro “60 anos de lembranças”. A obra foi editada pela Editora Vile – Escritório de Cultura, tem 170 páginas e foi impressa na cidade, na Itaúna Gráfica Ltda.

 
Luiza Maria Pereira, a primogênita, é filha de José Pereira dos Santos e Margarida Maria França Pereira e tem cinco irmãos: Maria Elizabete, José Pereira dos Santos (o Juca), Gerusa da Conceição Pereira, Lindolfo Sérgio Pereira e Maria Soraya Pereira. Desses, ainda vivem Itaúna a Bete, Lindolfo e Maria Soraya, todos cidadãos conhecidos e respeitados em nossa comunidade. Casou-se com o argentino Abel Alexander com quem tem um filho, Adolfo Frederico Alexander.Frederico Alexander.

 
Na apresentação, a autora afirma “Caro leitor, perdão pela audácia. Não sou escritora, tão pouco historiadora e minha fonte de pesquisa apenas um livro, “Pesquisando a história de Pitangui”, de Silvio Gabriel Diniz, um artigo de Onofre Mendes Júnior – “Lendas e Realidades de Pitangui,” uma certidão do casamento civil do vovô Lindolfo e da vovó Luiza e minhas lembranças. Sou uma emigrante, vivo em Buenos Aires, capital da Argentina, desde o ano de 1982 e a 3.500 km distante de Pitangui. Como brasileira, bem nacionalista e mineira de raízes fortes, minhas férias sempre foram junto à minha família e conheço pouco deste país de tantos imigrantes. Nasci no ano de 1947, tenho 33 anos de Brasil, 29 anos de Argentina e 62 bem vividos. Conheço a nostalgia, a saudade, o chamado da terra e das raízes.”

 

 
A obra é um passeio pelos costumes e a vida nas cidades de Pitangui, Itaúna, Ouro Preto e San Miguel, na Argentina. Com muita propriedade Luiza Maria, com uma redação objetiva, enternecedora, relembra a formação de sua família e as duras lides porque passaram os membros até a atualidade, dando especial destaque a Itaúna e Pitangui. É obra de fácil leitura, que não nos deixa parar ao meio, desejando-se chegar logo ao fim da prosa.

 
O evento de lançamento terá apresentação musical e a participação é livre para convidados e interessados em conhecer um pouco mais da história antiga de Pitangui e as reminiscências da autora na sua vida em Itaúna.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.