COMPARTILHAR

possefrentemineiraprefeitosA posse se deu após reunião dos prefeitos das cidades polo de Minas em BH

 

 

O Prefeito de Itaúna, Osmando Pereira da Silva (PSDB), assumiu a Coordenadoria Regional Centro-Oeste da Frente Mineira de Prefeitos (FMP). A posse aconteceu ao término do 104º Encontro de Prefeitos das Cidades Polo de Minas Gerais, realizado no Centro de Conferências da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. A nova diretoria da FMP tem como presidente o prefeito de Uberaba, Paulo Nogueira Piau (PMDB). O vice-presidente é o prefeito de Betim, Carlaile de Jesus Pedrosa (PSDB) e como tesoureiro assumiu o prefeito de Contagem, Carlos Magno de Moura Soares (PC do B).

 
Em mais um momento do municipalismo mineiro foram saudados os trabalhos da gestão do prefeito de Itaúna, Osmando Pereira da Silva, do prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, e do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda. Durante o encontro discutiu-se vários temas em pauta, a exemplo de alteração da Lei Robin Hood, oportunidade em que houve troca de experiências sobre formas de fiscalização e acompanhamento das informações encaminhadas ao Estado para o Valor Adicional Fiscal (VAF).

 
Os prefeitos participantes acatam a proposta de um movimento da FMP e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para desenvolver um sistema de fornecimento pelo Estado e União aos municípios para que façam um controle da apuração do VAF e do Fundo de Participação dos Municípios. A proposta recebeu como sugestão que seja disponibilizado todos os dados na internet, a exemplo do Rio Grande do Sul, para que as prefeituras façam um controle de todos os municípios. Os prefeitos deliberaram que fosse feita uma correspondência ao Governo do Estado reivindicando o repasse aos municípios e convênios já firmados com o Estado.

 
Sobre a proposta da Associação Mineira de Municípios (AMM) de paralisação geral das prefeituras mineiras no próximo dia 24, para demonstrar à população as dificuldades que as administrações estão sofrendo, decidiu-se que a FMP tomará sua decisão regionalmente, após discutir com sua microrregional e com liberdade para cada prefeitura decidir sua adesão. Um dia antes da reunião dos prefeitos das Cidades Polo de Mina Gerais, realizou-se na Prefeitura de Belo Horizonte o 18º Encontro de Procuradores e Secretários Municipais do Estado. Representaram a Prefeitura Municipal de Itaúna a procuradora-geral do município, Otacília de Cássia Barbosa Parreiras e a controladora-geral, Hélida Maria Lopes de Aquino Mileib.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.