COMPARTILHAR

1-4Equipes da Cemig, SAAE, Infraestrutura, Defesa Civil e Assistência Social trabalham na região desde o temporal do último sábado, 02/10

 

 

A comunidade de Vista Alegre, na região sudeste de Itaúna, próxima à MG-050, sofreu com a chuva de granizo e fortes ventos na tarde de sábado, 02/10. No mesmo dia e no domingo pela manhã, a comunidade recebeu a visita do prefeito Osmando Pereira, que foi conferir de perto os estragos causados pela chuva. A visita ocorreu em conjunto com equipes da Prefeitura, que desde então estão trabalhando para ajudar os moradores carentes da comunidade.

 

 

No domingo, 03/10, equipes da Cemig, do SAAE e 25 pessoas da Secretaria de Infraestrutura trabalharam durante todo o dia para restabelecer o fornecimento de energia e água, além de fazerem a limpeza das ruas e poda de árvores. O trabalho da Cemig foi demorado devido à grande quantidade de cabos de energia que foram arrancados pelas árvores que caíram sobre a rede elétrica.

 

 

Desde segunda-feira equipes da Defesa Civil, Infraestrutura e Assistência Social trabalham na comunidade fazendo um levantamento dos danos e estudando a melhor forma de apoio que pode ser oferecida pela administração pública.

 

 

Ajuda aos moradores carentes

 

 

A Defesa Civil esteve no local no sábado à noite e iniciou um levantamento que foi concluído durante a semana, com o cadastramento das famílias atingidas. Não foi detectado nenhum risco de desabamento na região. A Secretaria de Assistência Social está estudando a melhor forma de ajudar os moradores carentes da comunidade. Uma portaria está sendo elaborada para regulamentar a ajuda e prevê a reposição de telhas de amianto (que causaram as maiores perdas) de acordo com critérios específicos. A ajuda será oferecida somente para a população mais carente por meio da reposição das telhas de moradias definitivas. Não serão contempladas edificações tipo galpões, oficinas, prédios comerciais, casas de final de semana e de festas. Após a conclusão do levantamento, as telhas serão compradas e entregues para os moradores.

 

 

Fornecimento de água

No dia seguinte à tempestade, equipes do SAAE estiveram no local para restabelecer o fornecimento de água. Como o fornecimento é feito por meio de poço artesiano, o funcionamento teve de ser feito de forma provisória até o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica. Enquanto a energia não foi restabelecida, o SAAE abasteceu a comunidade por meio de caminhões-pipa.

 

 

Desobstrução de ruas e poda de árvores

A Secretaria de Infraestrutura trabalhou em toda a região atingida pelo temporal de domingo até quarta-feira. Foram realizados trabalhos de poda de árvores, limpeza e desobstrução das vias por meio da retirada do arvoredo que caiu, reposição das telhas quebradas da escola e do Centro Comunitário de Vista Alegre, além da recuperação das estradas rurais.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.