COMPARTILHAR

Mulheres com idade entre 50 e 69 são o público-alvo da mobilização pela prevenção contra o câncer

 

 

Mulheres com idade entre 50 e 69 anos ou que realizam acompanhamento preventivo pelo Sistema Único de Saúde – SUS – são o público-alvo da primeira campanha da Secretaria Municipal de Saúde contra o câncer de mama. A partir de 13 de fevereiro, segunda-feira, o “Caminhão da Mamografia” estará em Itaúna para suprir a demanda reprimida de exames. A expectativa é de que mil agendamentos sejam realizados nos dias de mobilização.
Para ter acesso à mamografia, as mulheres que estão na faixa etária preconizada precisam procurar uma unidade do programa Estratégia de Saúde da Família – ESF, e solicitar o formulário de requisição, preenchido pelo enfermeiro com todos os dados. Aquelas que não estão na idade considerada de maior risco têm que apresentar, além do requerimento, um pedido com justificativa do médico. Na data marcada para a mamografia, a paciente deve estar munida do Cartão do SUS devidamente conferido e atualizado, com todos os campos obrigatórios preenchidos.
“Estamos muito satisfeitos com essa conquista e destacamos a necessidade de facilitar ao máximo o acesso ao exame. Com essa ação vamos auxiliar na importante tarefa de prevenir a enfermidade. Garantir qualidade de vida para a população itaunense é a nossa missão e estamos empenhados nisso”, afirma o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria.

 
O “Caminhão da Mamografia” ficará estacionado na sede da Secretária Municipal de Saúde, que fica na Avenida Manoel da Custódia, 1.119, bairro Morada Nova. Os resultados serão expedidos após 30 dias da consulta e o diagnóstico remetido às unidades em que foram solicitados os exames ou podem ser retirados na Policlínica Dr. Ovídio Nogueira Machado.

 
As mulheres que já preencheram a requisição para o exame receberão dos agentes de saúde a confirmação da data para a realização do procedimento, que é de graça. Mais informações podem ser obtidas nas unidades de saúde de referência das pacientes.

 
O exame de mamografia é recomendado para mulheres a cada dois anos, conforme protocolo do Ministério da Saúde de 2016, como estratégia para rastreamento do câncer de mama. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura.

 

 

Nova data
A chegada do “Caminhão da Mamografia”, a partir do dia 13 de fevereiro, teve reforço na atuação parlamentar dos vereadores Antônio José de Faria Júnior, “Da Lua” e Gláucia Santiago, que juntos da Secretaria Municipal de Saúde, cobraram a liberação do veículo para o atendimento às itaunenses.

 
Em 20 de janeiro, a vinda do “Caminhão da Mamografia” chegou a ser suspensa pela Secretaria de Estado de Saúde, sob a justificativa de que o aumento dos casos notificados de febre amarela em Minas Gerais exigiu uma reorganização das redes assistenciais e o empenho de todos os esforços no combate ao surto. A febre amarela não fez vítimas em Itaúna.

 
Para mais informações sobre agendamento está disponível o telefone da Secretaria Municipal de Saúde: 3241.4999.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.