COMPARTILHAR

Mostra homenageia estilista Marco Antônio Prado, um dos ícones da Festa de Momo na cidade, pela criação de fantasias que marcaram época

 

 

O brilho do Carnaval de Itaúna entre as décadas de 1930 e 90 está em destaque na galeria Ahmés de Paula Machado, no Espaço Cultural. A exposição fotográfica e cinematográfica idealizada pela Gerência de Cultura como forma de relembrar e resgatar toda a beleza da festa realizada na cidade em outros tempos foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira, 09 de fevereiro.

 
O prefeito Neider Moreira, o vice Fernando Franco, o secretário de Educação, Adilson de Souza, e o presidente da Câmara, Márcio Gonçalves Pinto, o “Hakuna”, prestigiaram o lançamento da mostra, recepcionados pelo gerente de Cultura, Guto Aeraphe. Presente também, o homenageado Marco Antônio Prado, estilista responsável pela elaboração de fantasias que marcaram época. O trabalho do carnavalesco é lembrado com um mini ateliê em que estão expostos vários croquis de criações dele.

 
“É uma grande honra receber esta homenagem, que agradeço imensamente e dedico a todos os que sempre trabalharam pelo Carnaval de Itaúna, como foliões e carnavalescos, que com muita garra fizeram da festa popular um grande evento durante muitos anos. Esse resgate promovido pela Gerência de Cultura é muito importante e destaca a dedicação de muitas pessoas que tiveram envolvimento com os desfiles, sendo que várias delas não estão mais aqui, mas vivem em nossas lembranças”, comentou Marco Antônio Prado.

 

 

Educação patrimonial em foco
Alunos da Escola Municipal Doutor Lincoln Nogueira Machado estiveram entre os primeiros visitantes da exposição sobre o Carnaval em Itaúna. As crianças foram recebidas pelo professor de História Geraldo Fonte Boa, responsável pelo programa de educação patrimonial desenvolvido pela Gerência de Cultura.

 
Três turmas de estudantes passaram pela mostra e fizeram uma visita guiada, com informações sobre como era a festa na cidade até os anos 90. Os pequenos tiveram a oportunidade de ver fotos, vídeo, croquis e fantasias, conhecendo um pouco da tradicional folia na cidade em outros tempos.

 
“Estamos iniciando o ano com a proposta de reforçar essas ações voltadas às crianças e adolescentes. A nossa intenção é contribuir para o aprendizado, para que tenham uma visão geral sobre as artes, a cultura, o patrimônio histórico, a diversidade. E com a proximidade do Carnaval, começamos o trabalho com foco no assunto”, afirmou Fonte Boa.

 
A exposição está montada na galeria Ahmés de Paula Machado, no Espaço Cultural, que fica na rua Antônio Corradi, 55, Centro, e fica aber

 

 

ta ao público de segunda a sexta-feira, das 08h às 17 horas, até dia 08 de março. Visitas guiadas para estudantes podem ser agendadas pelos telefones 3243.6395 e 3243.6425.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.