COMPARTILHAR

Ações são intensificadas à noite pela Vigilância em Saúde

 

 

A Prefeitura de Itaúna realizou na noite de quinta-feira, 09 de fevereiro, as ações de combate aos escorpiões no cemitério de Santanense. Equipes da Vigilância em Saúde intensificaram o controle do aracnídeo com a captura e conscientização da população, feita com apoio dos agentes comunitários em visita aos domicílios. Novas abordagens estão previstas no calendário da Secretaria Municipal de Saúde para serem executadas ao longo do ano.
O trabalho de captura teve início às 20 horas. O horário foi definido em função dos hábitos noturnos desses animais. Conforme balanço da Vigilância em Saúde, 60 escorpiões foram recolhidos. Eles serão encaminhados para a Fundação Ezequiel Dias – Funed, em Belo Horizonte.

 
“Nós fizemos uma parceria com o instituto, que é especializado na produção de soros. Encaminharemos os escorpiões vivos e, em troca, receberemos novas doses de soro antiescorpiônico”, explicou o gerente de Vigilância em Saúde, Jarbas de Melo.

 

 

Prevenção
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o controle de escorpiões por meio de produtos químicos, além de custar caro e não ter eficácia garantida, pode provocar danos. Por isso, a recomendação às pessoas, principalmente àquelas que moram perto de cemitérios, onde se concentra um maior número de animais, é de mais cuidados. Os escorpiões se escondem durante o dia e alimentam-se à noite de insetos, como baratas.

 
A rede pública municipal está preparada para atender à população em caso de acidentes com escorpiões. A vítima deve procurar a unidade de saúde mais próxima e, se possível, apresentar o animal para a identificação da espécie. Isso facilitará na aplicação do soro que reverterá o quadro da toxina no organismo. Soluções caseiras e automedicações não devem ser adotadas.

 

 

Cuidados
Vale ressaltar o cuidado que se deve ter ao calçar os sapatos, remover entulhos com as mãos desprotegidas e usar roupas e toalhas sem antes vistoriar. Manter quintais e jardins sempre limpos, camas e berços afastados, no mínimo, 10 centímetros da parede. Limpar periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura. Usar telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques. E eliminar possíveis materiais e buracos que possam servir de abrigo para os escorpiões.

 
A cooperação de toda a população é importante para evitar infestações e diminuir os riscos de acidentes.
A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza orientações através do telefone 3241-4999.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.