COMPARTILHAR

Administração autoriza entidade a ocupar a Praça de Esportes do Lourdes com atividades de inclusão

 

 

A parceria da administração municipal com a Associação das Pessoas com Deficiência de Itaúna – Adefi – está oficializada. A Prefeitura publicou o termo de permissão de uso da Praça de Esportes do bairro de Lourdes pela instituição, garantindo aos voluntários local para trabalhar, com ampliação do atendimento à comunidade. As conversas a respeito da cessão do espaço começaram em janeiro, quando o prefeito Neider Moreira recebeu representantes da entidade para tratar do assunto e firmou o compromisso de implementar políticas públicas voltadas à inclusão.

 

 
A Adefi foi fundada em 2006 e possui certificado de entidade de utilidade pública desde 2009. No entanto, estava com as atividades paralisadas devido às dificuldades para mantê-las, principalmente pela falta de uma sede. Agora, a Associação das Pessoas com Deficiência de Itaúna poderá executar o plano de trabalho, em que constam, além de toda a assistência aos associados, a oferta de cursos e oficinas, com o suporte do Município.

 
Já em vigor, a permissão de uso vai até 31 de dezembro de 2018 e o imóvel deverá ser utilizado apenas para atender aos objetivos sociais previsto no estatuto social da entidade, que deverá zelar pela conservação dos bens, mantendo-os nas condições em que recebeu. À instituição é garantido o direito de comercializar espaços para fins publicitários com a afixação de placas de propaganda, o que contribuirá com a arrecadação de recursos para melhorias e conservação do local. A receita voltada a essa finalidade poderá ser incrementada por parcerias da concessionária com a iniciativa privada, com a prévia autorização da administração municipal.

 

 

Plano de trabalho em execução
A partir da concretização do convênio com a Prefeitura, a Associação das Pessoas com Deficiência de Itaúna – Adefi – iniciou a execução do plano de trabalho elaborado para ocupação da Praça de Esportes do bairro de Lourdes pelas atividades de inclusão. Em 12 de abril começa o curso de taekwoondo, em parceria com a equipe da BTF Taekwondo Fighters. As aulas serão sempre às quartas e sextas-feiras, das 08h30 às 09h30, e são voltadas a crianças e adultos, de ambos os sexos, a partir dos três anos de idade. Informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 9 9431.4104 ou (37) 9 9156.7757.

 
“É importante lembrar que as ações não são voltadas apenas aos portadores de deficiência. O nosso objetivo é de incluí-los, ou seja, fazer com que participem junto com os demais frequentadores, que sejam inseridos na sociedade”, comenta a psicóloga Luíza Corradi. A voluntária da Adefi adianta ainda que em breve haverá também oficina de xadrez. Também está em processo a análise do solo, em parceria com a Gerência de Meio Ambiente, para o cultivo de uma horta, cujos produtos serão destinados aos associados da Praça de Esportes, famílias da região e, se possível, entidades assistenciais. A Adefi está fazendo também, com a colaboração de uma empresa de engenharia e arquitetura, o levantamento sobre a situação do imóvel, para verificar as prioridades e realizar as intervenções emergenciais.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.