COMPARTILHAR

Celebrações foram realizadas com o apoio das igrejas pertencentes à Paróquia para marcar momento alto da fé católica

 

 

Fiéis de todas as comunidades pertencentes à Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Itaúna, reuniram-se para as celebrações da Semana Santa – momento alto da fé católica e que marca a recordação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A programação especial teve início no dia 09 de abril com a procissão do Domingo de Ramos, saindo da capela de São Sebastião, no Morro do Engenho, até a igreja Matriz, no bairro de Lourdes, onde foi celebrada a missa campal.

 

 

Na segunda-feira (10), foi realizada a celebração eucarística e, em seguida, procissão com a imagem de Nosso Senhor dos Passos até a igreja de Santo Antônio. Na terça-feira (11), foi o momento de recordação das dores de Maria, mãe de Jesus. Após a missa, a imagem de Nossa Senhora das Dores seguiu, também em procissão, até o convento das Irmãs de Santa Terezinha. Já na quarta-feira (12), as imagens saíram dos locais de onde haviam sido depositadas e foram para a igreja de Nossa Senhora Aparecida, onde foi realizado o sermão do encontro, simbolizando o momento em que Maria se depara com o filho, rumo ao calvário.

 

 

A quinta-feira (13) foi marcada pelo início do Tríduo Pascal- os três dias que antecedem a ressurreição de Jesus-, com a cerimônia do Lava-pés, quando é celebrada a instituição da Eucaristia e do sacerdócio. Após a missa, foi realizada a desnudação dos altares, transladação do Santíssimo Sacramento e adoração em um espaço anexo à igreja de Nossa Senhora Aparecida.

 

 

 

As celebrações da Sexta-feira da Paixão (14) começaram pela manhã com a Via-Sacra, saindo da capela de Santa Bárbara, no Morro do Sol, rumo à matriz. Às 15 horas, foi celebrada a ação litúrgica e Adoração da Santa Cruz. Pela noite, a encenação da Paixão de Cristo emocionou os presentes, seguida da procissão com a imagem do Senhor Morto.

 

 

No sábado de Aleluia (15), foi realizada a Benção do Fogo Novo, na praça da matriz de Nossa Senhora Aparecida e, em seguida, a celebração da vigília pascal. Já o domingo de Páscoa, teve início bem cedo, com a procissão da Ressurreição, e foi marcado pela celebração de missas nas comunidades ao longo do dia.

 

 

De acordo com o pároco, padre Rodrigo Botelho, a proposta deste ano foi integrar todas as comunidades pertencentes à Paróquia para bem celebrar este momento tão importante da fé católica. “Para realizar a Semana Santa, contamos com a participação de todos, que nos ajudaram nas missas e procissões. E isto foi importante para que nos uníssemos em oração em torno de um objetivo comum: viver o convite de Deus de relembrar os momentos finais da vida e a ressurreição de Jesus”, afirma.

 

 

Ao longo de toda a semana, as celebrações também foram realizadas nas comunidades rurais que compõem a Paróquia: Santo Antônio (Barragem) e Nossa Senhora de Lourdes (Córrego do Soldado).

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.