COMPARTILHAR

Prefeitura realiza na quarta-feira, 26 de abril, dia de saúde na Praça da Matriz

 

 

A Prefeitura de Itaúna promove nesta quarta-feira, 26 de abril, das 09h às 15 horas, um encontro da população com profissionais da área de saúde para falar sobre prevenção à saúde, no Coreto da Praça Dr. Augusto Gonçalves, a Matriz. A iniciativa da Secretaria Municipal de Governo tem o objetivo de levar dicas e orientações, ressaltando a importância de uma alimentação saudável, aliada à prática de atividade física, além de oferecer serviços.

 

 

Nutricionistas e educadores físicos estarão disponíveis para consultas gratuitas. Enfermeiros vão realizar aferição de pressão e medir o Índice de Massa Corporal – IMC, que é a medida internacional usada para calcular se a pessoa está no peso ideal. O evento ressalta a importância de prevenir doenças, como a hipertensão.

“Cuidados simples, porém indispensáveis, podem contribuir muito para evitar esse mal. A Prefeitura, com essa ação, vai ampliar o acesso aos serviços oferecidos na rede pública de saúde, levando-os para mais perto das pessoas, além de mobilizar a população sobre a importância de promover a saúde”, afirmou o secretário Municipal de Governo, Heli Maia.

 

 

O encontro marca as mobilizações em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, instituído em 26 de abril. No país, conforme dados do Ministério da Saúde, quase um quarto da população adulta brasileira é hipertensa. A comemoração da data cumpre o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os cuidados necessários com a pressão arterial.

 

 

Para ajudar você a se prevenir, destacamos algumas orientações:

 

 

Pratique exercícios físicos com orientação médica. A atividade deve ser realizada por 40 minutos, cinco vezes por semana. Intercalar pequenas corridas com caminhadas, fazer hidroginástica ou utilizar esteira e bicicleta ergométricas auxiliam na melhora do condicionamento físico. Hipertensos podem se exercitar desde que apresentem exames clínicos, eletrocardiogramas, testes ergométricos e exames de sangue atualizados;

 

 

Mantenha o organismo hidratado. Além de água, beba sucos naturais e água de coco;

 

 

Cuide da alimentação. Receitas simples, como saladas e pratos leves, não aumentam o colesterol e são fáceis de ser preparadas em casa. Alguns alimentos liberados: queijo minas, peito de peru, requeijão light, ricota, passas, cenoura, beterraba, damasco, salsa, cebolinha, alho, abacaxi, melancia, melão, pêra, maçã, tangerina e castanhas;

 

 

Somente faça dietas com acompanhamento nutricional. Desconfie de regimes milagrosos que prometem perda de peso em poucos dias. Além de não ser um hábito saudável, fechar a boca enfraquece o organismo e pode provocar hipoglicemia, ou seja, perda de açúcar no sangue.

 

 

Aprenda a controlar o estresse. Caminhadas diárias de no mínimo 30 minutos podem virar boas aliadas.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.