COMPARTILHAR

Atiradores do Tiro de Guerra, estudantes e autoridades municipais iniciam as comemorações cívicas pela Independência

 

 

Quatro dias de atividades marcam a Semana da Pátria, em Itaúna. A abertura das comemorações pela Independência do Brasil foi realizada na manhã desta segunda-feira, 04 de setembro, com o hasteamento de bandeiras na Praça Dr. Augusto Gonçalves.

 

 

As ações têm o objetivo de reforçar o ensinamento de valores cívicos que estão sendo aplicados na Educação. “As atividades são apresentadas como uma oportunidade para que nós, cidadãos, possamos refletir sobre o valor, o significado e o simbolismo desta data. Elas representam um ato de respeito à nossa história e ao legado das pessoas que lutaram e construíram uma realidade pautada sobre os princípios da independência e da liberdade. Hoje, o Governo de Itaúna, junto da sociedade, reforça o compromisso de construir uma base sólida no ensino municipal, para que as próximas gerações vivam numa pátria ainda mais progressista”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Alessandra Nogueira Santos Araújo.

 

 

Alunos das escolas municipais Augusto Gonçalves, Estadual José Gonçalves de Melo, Colégio Sant’Ana e o Núcleo de Atenção à Criança – NAC Curumim, participaram do ato. Representando toda a comunidade escolar, os estudantes Daniel Gomes Pulher, Raíssa Lima Silva e Maria Fernandes Teixeira Chaves, foram convidados para hastear as bandeiras ao lado da secretária municipal de Educação e Cultura, do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Serviços, Fernando Franco, e do vereador Hudson Bernardes, líder do Governo na Câmara, que representou o Legislativo Municipal.

 

 

Atiradores do Tiro de Guerra de Itaúna participaram do momento, que teve a importância destacada pelo chefe de instrução do TG 04-009, subtenente Wilson Geraldo de Oliveira. “A Semana da Pátria é de grande importância para o Tiro de Guerra, mas é muito mais valorosa para o cidadão. Afinal, o ato que marcou a Independência, em 1882, não foi lançado por nenhum movimento militar, foi um grito de liberdade em que o povo pôde viver o sentimento de nação”, afirmou.

 

 

Dezenas de pessoas acompanharam a abertura das comemorações cívicas. A 5ª Companhia de Polícia Militar de Itaúna foi representada pelo tenente Veloso e a Polícia Civil pelo delegado Jorge Antônio Pereira de Mello. Também participaram da solenidade, os secretários municipais de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Diógenes Vilela; de Esportes e Lazer, Gustavo Dornas Barbosa; de Administração, Dalton Leandro Nogueira; o procurador-geral do Município, Jardel Carlos Araújo; o controlador-geral do Município, João Paulo Corradi Vasconcelos; e o vereador Lacimar Cezário da Silva, o Três.

 

 

Itaúna comuna brilhante em novo tempo

 

 

As comemorações da Semana da Pátria continuam nesta terça e quarta-feira. No dia 05 de setembro, hasteamento de bandeiras na Câmara Municipal, às 08 horas, e no dia 06, a solenidade será na sede do Projeto Rio São João.

 

 

A marcha militar, um dos símbolos da Independência do Brasil, será no dia 07 de setembro, quinta-feira na avenida Jove Soares. Organizadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, as comemorações da Semana da Pátria envolvem 41 instituições.

 

 

Com o tema “Itaúna comuna brilhante em um novo tempo”, o desfile cívico começará às 08 horas, a partir da rua Mardoqueu Gonçalves, passando pela área externa do Espaço Cultural, onde estará o palco com as autoridades, e seguindo até a esquina da avenida Jove Soares com a rua Bonfim, área de dispersão. O evento contará com estrutura planejada para garantir o conforto dos participantes, como banheiros químicos espalhados pela via, e gradil entre a parte da pista destinada à apresentação e o espaço reservado aos espectadores.

 

 

Cavalos com bandeiras abrirão a parada, seguidos pelas viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, pelo Tiro de Guerra 04-009, com a fanfarra, pelos alunos do da creche Recanto Feliz, do Núcleo de Educação Infantil Custódio Emídio, do Centro Municipal de Educação Infantil Lúcia Lima de Carvalho e do NEI Santo Agostinho. Na sequência, alunos da Escola Municipal Dona Dorica, do NEI Nossa Senhora de Fátima, do pré-escolar da Escola Estadual Ana Cintra e da Escola Municipal Neuza Rosa Tupinambás, do NEI Santo Antônio e do NEI São Francisco.

 

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae – estará presente, assim como os estabelecimentos de ensino da zona rural: Escola Municipal Modestino Francisco Rabelo (Vista Alegre), E.M. João Luís de Sousa (Barragem), E.M. João Nogueira Penido (Campos), E.M. José Antunes Ribeiro (Córrego do Soldado), E.M. Eduardo Gomes (Brejo Alegre), E.M. Dolores Nogueira Penido (Pedras), E.M. Ismael de Souza Arruda (Carneiros), E.M. Padre Waldemar Antônio de Pádua Teixeira, E.M. Artur Contagem Vilaça, E.M. Souza Moreira, E.M. Dona Cota, E.M. Dona Maria Augusta de Faria, E.M. Dr. Lincoln Nogueira Machado, e E.M. Augusto Gonçalves.

 

 

O ato cívico contará ainda com o NAC Curumim, o grupo de escoteiros, equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Escola Municipal Celuta das Neves, Centro de Estudos Supletivos – CESU, Núcleo de Assistência Integral à Criança – Naic, e do projeto Aquarela. Também passarão pela avenida as misses; os alunos das oficinas do programa Escola Aberta para Todos, do projeto Meu Bairro é Mais, e do curso de artes cênicas do Espaço Cultural; das escolas estaduais de Itaúna e Manoel da Costa Rezende; os integrantes do Pedal Solidário, do Itaúna Runners, e do Clube do Fusca. O encerramento será com motociclistas e cavaleiros.

 

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.