COMPARTILHAR

Descentralização contribui para fortalecimento de vínculos e garante mais acesso aos programas governamentais

 

 

O Centro de Referência de Assistência Social Prefeito Francisco Ramalho já é realidade para a população do Morada Nova e demais bairros da região. A segunda unidade do CRAS em Itaúna foi inaugurada na manhã de sábado, 02 de setembro. Ao lado do prefeito Neider Moreira, do vice, Fernando Franco, do secretariado e demais servidores da Prefeitura, a comunidade participou da solenidade, que marcou mais uma grande conquista da cidade. O deputado federal Jaime Martins, e o diretor-regional da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Júlio César dos Santos, prestigiaram a cerimônia.

 

 

“Estamos realizando um sonho e, além disso, com a instalação do serviço, cumprimos a lei, já que a recomendação dos órgãos federais é de dois equipamentos para cidades que têm entre 50 e 100 mil habitantes. O Município já estava atrasado. Para corrigir essa falha, nós nos debruçamos em cima do projeto e, com apoio do chefe do Executivo, conseguimos concretizá-lo. O CRAS tem a finalidade de unir as famílias, acolher e contribuir para o fortalecimento das pessoas. E aqui ainda fazemos uma justa homenagem ao nosso grande Francisco Ramalho, um ser humano iluminado, que durante toda a vida se dedicou ao Município”, discursou o secretário municipal de Assistência Social, Élvio Marques da Silva.

 

 

O diretor-regional da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Júlio César dos Santos, aproveitou a ocasião para salientar a importância da medida. O representante do governo de Minas Gerais afirmou que a ampliação do serviço confirma o cuidado da administração com os itaunenses.

 

 

“Estamos diante de algo que demostra o quanto o gestor de Itaúna se preocupa com a sua gente. Essa casa fará a diferença, com reflexos significativos para os moradores do Morada Nova e bairros adjacentes. E no futuro ouviremos relatos sobre os avanços obtidos, com certeza. A política tem a função de promover mudanças nas comunidades. E é isso o que estamos vendo aqui”, comentou.

 

 

O presidente da Câmara, Márcio Gonçalves Pinto, o “Hakuna”, classificou a chegada do CRAS II como uma questão de justiça com o Morada Nova e reforçou que o Legislativo estará sempre à disposição para dar suporte às ações voltadas às melhorias para a cidade. “Tudo o que nós queremos é que Itaúna dê certo”, garantiu.

 

 

Ao fazer uso da palavra, o vice-prefeito Fernando Franco falou da alegria e emoção com a homenagem prestada a Francisco Ramalho. “Foi um grande homem, sempre preocupado com as causas da sociedade. E, o CRAS é uma das portas de entrada para a Assistência Social, aos serviços que a Prefeitura oferece, é o local onde as pessoas são acolhidas e têm acesso aos programas. Neider pensou primeiramente nas famílias, ao autorizar e apoiar a instalação dessa unidade”, frisou.

 

 

Para o deputado federal Jaime Martins, a inauguração da segunda unidade do CRAS é mais uma conquista bastante significativa para a população. “Itaúna ficará cada vez melhor. E estamos trabalhando junto com a administração nesse sentido, em busca de recursos, pleiteando investimentos do governo do Estado e da União para a cidade. Tivemos reuniões nos últimos dias, em que pautamos demandas do Município. Vamos nos empenhar pelo atendimento às prioridades dos itaunenses”, avisou Jaiminho.

 

 

O prefeito Neider Moreira lembrou os reflexos deixados na economia pela crise política em Brasília e os efeitos disso para os municípios e a população em geral. O chefe do Executivo abordou as dificuldades impostas pelo atraso e queda dos repasses e afirmou que é preciso ter criatividade para enfrentar os desafios. “Precisamos buscar soluções para os problemas. Com a inauguração do CRAS II, cumprimos a legislação e garantimos atendimento aos moradores dessa região tão populosa e de grande importância, pois nos momentos como esse que vivenciamos agora é que as pessoas precisam mais da Assistência Social. E é com muito orgulho que homenageamos Francisco Ramalho. Aliás, o Morada Nova só existe por causa dele, cujo nome faz parte da história de Itaúna”, disse.

 

 

Em nome da família, o filho do homenageado, Alessandro de Carvalho Ramalho, agradeceu ao Governo pela iniciativa. “Estamos muito felizes, principalmente porque o CRAS fica neste bairro onde ele sempre foi recebido com muito carinho”, resumiu.

 

 

Mais 500 famílias

A concretização da segunda unidade do CRAS significa ampliação do atendimento para aproximadamente mais 500 famílias, conforme estimativa apresentada pelo Governo de Itaúna. Os recursos para a instalação foram assegurados a partir de aprovação pela Câmara, a pedido do Executivo, de um crédito especial de R$ 225 mil, destinados à manutenção das atividades. O montante, alocado na dotação orçamentária da Secretaria de Assistência Social, garantiu também os procedimentos para montagem de toda a estrutura.

 

 

O CRAS II está localizado na rua Sebastião José de Almeida, 299, no bairro Morada Nova. O serviço atua no âmbito da proteção social básica, para resguardar os direitos, prevenir situações de riscos, fortalecer e promover os vínculos familiares e comunitários. A princípio serão oferecidas oficinas de hip-hop, marchetaria, percussão, dança e desenho, além do suporte de psicólogo e assistente social e encaminhamentos aos programas sociais.

 

 

Vila Tavares

A proposta de ampliar a abrangência do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – começou com a transferência da sede da primeira unidade, localizada na Vila Tavares, para uma sede ampla na rua Izaurino do Vale, 234. A mudança foi feita com o objetivo de garantir um espaço mais adequado para a prática das atividades, o que permitiu o aumento do número de oficinas, além de melhorias significativas no atendimento. No CRAS I já é feito o acolhimento a mais de 480 famílias, inscritas no CadÚnico, cadastro para programas sociais, como o Bolsa Família.

 

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.