COMPARTILHAR

Em duas semanas, mobilização visa atualizar cartões com foco em crianças

 

 

Desta segunda-feira, 11, até 22 de setembro, as unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF, de Itaúna, estão empenhadas na Campanha Nacional de Multivacinação. O público-alvo é composto por crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias, mas adultos e idosos que estiverem com as doses em atraso também poderão ser imunizados. Durante o período da mobilização, as famílias devem procurar o posto mais próximo de casa para análise do cartão e aplicação das doses.

 

 

A proposta da campanha é resgatar a população não vacinada ou com esquemas incompletos, tanto na infância, como na adolescência, juventude e idade adulta, visando manter controladas, eliminadas ou erradicadas, as doenças imunopreveníveis.

 

 

Para oferecer atendimento qualificado aos usuários da rede em Itaúna, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, nos dias 04 e 05 de setembro, o treinamento dos enfermeiros e técnicos de enfermagem. O objetivo da capacitação foi orientar os profissionais da rede de atenção primária para o acolhimento da população. A estratégia reforça o plano de reestruturação implantado pela atual administração como medida fundamental para que o Município cumpra as metas do Ministério da Saúde referentes ao Programa Nacional de Imunização. Desde 2013, Itaúna não apresenta ao órgão federal resultados satisfatórios, em consonância com os índices preconizados.

 

 

Vacinação na zona rural

Nas comunidades rurais, os agentes de saúde estão visitando as famílias e analisando as cadernetas de imunização. A ação será realizada até o dia 22 de setembro. “Na zona rural foi adotado um fluxograma diferenciado em função da ausência de sala de vacinação em todas as unidades rurais. Os enfermeiros vão indicar a necessidade de aplicação das doses que faltam no cartão e orientar as pessoas a procurar o posto mais perto da residência”, explicou a enfermeira referência técnica em Imunização, Idamyana de Oliveira Ferreira.

 

 

Dia D

O Dia D será no próximo sábado, 16, feriado municipal pelo aniversário de Itaúna, quando todos os postos ficarão abertos das 08h às 16h, para que seja ampliado o acesso da população à cobertura. Estão disponibilizadas 14 tipos de vacina para crianças, oito para adultos e cinco para idosos, conforme preconiza o calendário nacional. Todas as doses são gratuitas.

 

 

Crianças

BCG

Hepatite B (dose ao nascer)

Penta (DTP/Hib/HepB)

VIP (Vacina Inativada Poliomielite)

VOP (Vacina Oral Poliomielite)

VORH (Vacina Oral Rotavírus Humano)

Pneumocócica 10 valente

Febre amarela

Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)

DTP (Tríplice bacteriana)

Meningocócica C (conjugada)

Influenza (campanha anual) – 6 meses a menos de cinco anos

Tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)

Hepatite A

 

 

Adolescentes e Adultos

dt (dupla adulto)

dTpa (gestante)

Febre Amarela

Hepatite B

Influenza (grupos prioritários)

Papilomavirus humano 6,11,16 e 18 (recombinante) – HPV

Tríplice viral

Meningocócica C (conjugada)

 

 

Idosos

dt (dupla adulto)

Hepatite B

Febre amarela

Influenza (campanha anual)

Pneumocócica 23

 

 

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.