COMPARTILHAR

Proposta é colocar em debate a construção de um sistema integrado e ampliação do atendimento em nível municipal

 

 

Lançada em setembro, a Conferência de Educação de Minas Gerais tem como objetivo a união de esforços em torno da construção de um sistema que integre as ações dos municípios e do estado. A reunião está marcada para o período de 22 a 25 de março de 2018, mas, até dezembro serão realizadas as etapas municipais e territoriais. Itaúna está confirmada pelo Executivo mineiro como sede de um desses encontros, conforme cronograma publicado em www.educacao.mg.gov.br. A previsão é de que a cidade receba o seminário em 25 de novembro.

 

A iniciativa é encabeçada pelo Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais, entidade que reúne instituições de ensino, gestores públicos e sociedade civil, entre elas a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. A proposta é colocar em debate os oito eixos que compõem o documento para as conferências Nacional e Popular. Minas Gerais pretende acrescentar um nono tema após as discussões regionais.

 

Entre os pontos fundamentais em pauta, a construção do sistema e de um projeto pedagógico integrado; o financiamento da Educação; a redistribuição do ICMS para a área, com a finalidade de ampliação do atendimento no nível municipal, em especial no ensino infantil; a gestão democrática, reafirmando o ideário de participação na gestão que os conselhos municipais representam; e a reafirmação do princípio da liberdade de aprender, de ensinar e da pesquisa.

 

A Conferência pretende mobilizar a sociedade mineira para intensificar o monitoramento do Plano Nacional de Educação – PNE – propondo melhorias às políticas nacional, estadual e municipais. O PNE foi aprovado em 2014, com 20 metas para o setor em todo país e prazo para cumprimento até 2024.

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.