COMPARTILHAR

Instituição está entre as 46 melhores de Minas Gerais na categoria, em mapeamento com mais de duas mil unidades educacionais do país

 

 

A Escola Municipal Dr. Lincoln Nogueira Machado, de Itaúna, ganhou o selo “Excelência com Equidade”, em levantamento que envolveu mais de duas mil instituições de todo o país. A unidade educacional, localizada no bairro de Lourdes, figura no mapeamento entre as 46 que se destacaram em Minas Gerais. A pesquisa foi embasada nos resultados dos alunos do quinto ano, primeira etapa do ensino fundamental, na Prova Brasil. Conforme os indicadores, os estudantes obtiveram aproveitamento de 86% na avaliação de Português, que abrangeu leitura e interpretação de textos. Em Matemática, as crianças conseguiram 80% de rendimento, com a resolução dos problemas apresentados no exame.

 

A classificação “Excelência com Equidade” é a confirmação de que todos os alunos matriculados na Educação Básica tiveram aprendizado de qualidade. O objetivo da série de estudos, feita em parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo é identificar as escolas públicas que conseguem alcançar resultados significativos em relação à aprendizagem e como é desenvolvido o trabalho. São três categorias, sendo a alcançada por Itaúna a que indica as instituições com bom nível de desempenho nas avaliações externas. Nas demais, Destaque Regional e Bom Percurso, estão, respectivamente, as unidades educacionais que estão avançando, mas ainda não chegaram a um patamar muto alto e as que atingem, no mínimo, o patamar nacional.

 

O resultado ressalta os esforços da rede pública em promover e melhorar o aprendizado dos estudantes. A pesquisa mostra ainda alguns caminhos obtidos pelas instituições que figuram entre as mais bem pontuadas, como objetivos claros, acompanhamento contínuo dos alunos, uso de dados para embasamento de ações pedagógicas, e criação de um ambiente agradável e propício. A comunicação aberta e transparente, respeito e apoio ao professor, comprometimento da equipe e apoio da comunidade também foram elementos apontados como fundamentais para garantia do sucesso.

 

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.