COMPARTILHAR

Treinamento foca segurança e qualidade do atendimento aos usuários da rede pública

 

 

 

Entre dias 21 e 22 de novembro, terça e quarta-feira, a referência técnica em imunização da Superintendência Regional, de Divinópolis, Suelem Santos, esteve em Itaúna para ministrar o treinamento “Segurança na Prática da Vacinação”. O curso foi destinado aos enfermeiros responsáveis pela Estratégia de Saúde da Família – ESF, e teve como objetivo capacitar os profissionais a fim de ampliar a qualidade e segurança dos serviços prestados aos usuários da rede pública.

 

 

“A iniciativa visa melhorar cada vez mais o atendimento, o que vai refletir no aumento da cobertura vacinal e, consequentemente, na diminuição e maior controle das doenças imunopreveníveis”, comenta a referência técnica do Departamento Municipal de Epidemiologia, Idamyana de Oliveira Ferreira.

 

 

 

Cumprimento de metas

A capacitação dos servidores faz parte da reestruturação do setor de vacinação, implementado neste ano em Itaúna pela Secretaria de Saúde. A medida tem como finalidade garantir que o Município cumpra as metas do Ministério da Saúde referentes ao Programa Nacional de Imunização. Desde 2013, Itaúna não apresentava ao órgão federal resultados satisfatórios, em consonância com os índices preconizados.

 

 

O atual sistema gerenciador dos dados, disponibilizado pelo governo federal, passou por alterações com foco em facilitar a inserção, no portal, das informações referentes aos trabalhos de vacinação desempenhados em cada cidade. A mudança, implementada há três anos, não havia sido acompanhada pelo Município e exigiu ações rápidas da nova administração.

 

 

Os funcionários responsáveis pelo lançamento dos dados na rede passaram por treinamentos em março e abril. Nas unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF, as equipes também receberam orientações sobre a melhor maneira de abordar a comunidade sobre a importância de se imunizar contra doenças.

 

 

Vacinas nas unidades de ESF

As vacinas que compõem o calendário nacional, para crianças e adultos, estão disponíveis em todas as unidades de ESF: são 23 postos na área urbana. No caso da zona rural, as doses são distribuídas conforme um cronograma preestabelecido.

 

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.