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Ampliação do atendimento e qualificação gratuita dos trabalhadores contribuem para destaque em geração de emprego no cenário estadual

 

Itaúna foi a primeira cidade do Centro-Oeste mineiro na criação de postos de trabalho, em 2017, e figurou ainda como a quarta de todo o estado de Minas Gerais, entre 853 municípios, na geração de vagas com carteira assinada, conforme relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged. Entre as medidas adotadas com o propósito de atrair novos investimentos, caso da reativação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a reestruturação da agência local do Sistema Nacional de Emprego – SINE, mantida pela Prefeitura, em parceria com o governo federal, também teve importante papel nesse desempenho. Diversas ações foram implementadas, desde o início da atual administração, com o objetivo de otimizar a gestão e ampliar o acesso às oportunidades, contribuindo, de forma significativa, para o destaque do município no cenário estadual.

 

 

Os números do SINE comprovam o avanço. Em 2017, foram encaminhados às empresas que necessitavam de mão de obra 2.276 trabalhadores, um aumento de 116% na comparação com 2016. Desses, 160 garantiram uma colocação, o equivalente a 31% a mais no número de contratações formais. A unidade contabilizou, no ano passado, 19.285 pessoas atendidas, em todos os serviços oferecidos, como emissão de Carteira de Trabalho, requerimento do Seguro-Desemprego, encaminhamentos, entre outros, um incremento de 5%, em relação a 2016.

 

 

De acordo com o gerente da agência em Itaúna, Isaac Herculano, várias questões influenciaram nesse resultado. O primeiro deles, a ampliação do horário de funcionamento da unidade, que passou a ficar aberta ao público das 07h às 16 horas, sem interrupção do atendimento no horário do almoço, como anteriormente.

 

 

“Além disso, o lançamento de todas as vagas diretamente no sistema, sem admissões feitas indiretamente, garantiu igualdade entre os candidatos. Também foram feitas parcerias com os grupos empresariais para que enviem as oportunidades ao SINE, aumentando o acesso às informações e executados projetos para capacitação gratuita dos interessados em ingressar ou voltar ao mercado”, comenta o gestor.

 

 

Cursos gratuitos e Busca Ativa

 

Entre as ações de destaque no SINE Itaúna, o curso Competências Profissionais e Sociais permitiu a qualificação de dezenas de jovens, gratuitamente. O conteúdo programático englobou temas como autoconhecimento, autoestima e autoconfiança; relação interpessoal e comunicação; além de trabalho em equipe; marketing pessoal; direitos e deveres; carreira; valores e ética. Os participantes, que receberam certificados, também aprenderam técnicas para elaboração de currículo e comportamento em entrevistas. A Prefeitura contou com a parceria do governo do Estado, que cedeu o espaço da Universidade Aberta Integrada – Uaitec – para a capacitação. Para maio, está prevista a abertura de mais duas turmas.

 

 

Além de estender o horário de funcionamento, o SINE também implementou ferramenta de gestão para prestar melhor atendimento ao público. O Sistema de Gerenciamento do Atendimento – SGA é um software gratuito e permite controlar o atendimento e organizar a fila dos serviços ofertados pela agência como, intermediação da mão de obra, habilitação para seguro-desemprego e emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS. A agência ainda estreitou os laços com as empresas, ampliando o suporte na contratação de pessoal.

 

 

A Prefeitura de Itaúna também aderiu ao projeto Busca Ativa, que, desenvolvido pela coordenadoria do Sistema Nacional de Emprego em Minas Gerais, propõe a identificação dos setores que geram vagas, por meio da análise do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged – e dos dados cadastrais de pessoas jurídicas, contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS – no Estado. As informações são obtidas por meio de parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social – Sedese – e a Secretaria de Estado da Fazenda – SEF. Depois da análise, são produzidos os boletins mensais, distribuídos às unidades do SINE no estado, com a listagem dos postos abertos. Treinamento dos servidores e modernização constante das ferramentas completam a iniciativa.

 

Assessoria de Comunicação

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