COMPARTILHAR

Iniciativa propõe apoio psicossocial no período de transição, orientações sobre finanças e relacionamento familiar

 

Uma das iniciativas previstas no termo de adesão para padronização das rotinas diárias, assinado pelo diretor do Instituto Municipal de Previdência – IMP – e pelo prefeito Neider Moreira, junto ao governo federal, é o Programa de Preparação para a Aposentadoria. O IMP já deu início aos processos para implementar as atividades, que têm, entre as principais propostas, a valorização do servidor e o resgate da experiência profissional do aposentado, mesmo depois do desligamento.

 

 

A medida, voltada aos funcionários da Prefeitura, Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae, do próprio IMP e da Câmara, pretende ainda amenizar os conflitos e tensões, contribuindo para o planejamento dos que vão se aposentar e, consequentemente, com a promoção da qualidade de vida e bem-estar do funcionalismo, possibilitando a criação de um novo projeto de vida ou revisão do modelo seguido até então.

 

 

Para alcançar os objetivos, a autarquia vai oferecer apoio psicossocial no período da transição e viabilizar orientações para questões do cotidiano, como administração do orçamento doméstico, com foco no planejamento da vida financeira e atitudes para evitar o endividamento, além de reforçar o relacionamento com a família. Aproximar a instituição dos servidores ativos e inativos será a principal estratégia para garantia dos melhores resultados possíveis. Outro ponto importante é a desmistificação dos estereótipos, estigmas e preconceitos existentes na sociedade em relação ao papel do aposentado.

 

 

A iniciativa é voltada, principalmente, aos servidores que planejam o desligamento das atividades para os próximos cinco anos. Mais informações podem ser obtidas junto à Coordenação do Programa de Preparação para a Aposentadoria, pelo telefone 3249.3766.

 

 

Pró-Gestão

O IMP de Itaúna foi o terceiro de Minas Gerais e o 23º do Brasil a aderir ao Programa Pró-Gestão do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS. O sistema, criado pelo governo federal, por meio do Ministério da Fazenda, é composto por quatro níveis de qualidade. O ingresso da autarquia itaunense demonstra o interesse do Município no aprimoramento e implantação de ações de modernização em Governança Corporativa, Controles Internos e Educação Previdenciária, propiciando maior transparência e segurança dos trabalhos desenvolvidos.

 

 

De acordo com a direção do IMP, a implantação do Manual do Pró-Gestão vai contribuir para a modernização, introduzindo padrões de qualidade nos processos, proporcionando assim, avanços com a profissionalização e a qualificação dos funcionários. Várias ações já foram realizadas para adequar a autarquia ao programa, tais como o planejamento estratégico, educação previdenciária, planejamento e preparação para a aposentadoria e pós aposentadoria, qualificação de conselheiros, servidores e membros do Comitê de Investimentos.

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.