COMPARTILHAR

O evento foi promovido pelo Posto de Coleta de Leite Humano e os profissionais receberam orientação sobre o atendimento e acolhimento das mães na unidade de saúde

 

 

O Hospital Manoel Gonçalves, por meio da equipe do Posto de Coleta de Leite Humano “Zélia de Paula Machado”, promoveu capacitação com o tema “Acolhimento e Aconselhamento em Amamentação”. O evento ocorreu nos 1 e 2 de agosto, no auditório do Centro Administrativo, e foi ministrado pela enfermeira e consultora em Amamentação, Suzana Lopes de Melo. Membros da equipe do Hospital e também da rede municipal de saúde estiveram presentes.

 

 

Em ocasião da Semana Mundial de Aleitamento Materno, estão sendo organizadas diversas atividades de promoção e esclarecimento do tema. A capacitação teve como foco a orientação dos profissionais de saúde no atendimento às mães. Suzana frisou a importância de reconhecer e valorizar as necessidades da mãe, isso é conquistado por meio do ouvir, de uma comunicação clara e da empatia. “Aconselhamento é apoiar, é acolher. Se eu quero um ser com boa qualidade de vida, o alicerce começa quando nasce”, ressaltou Suzana. A especialista é autora do livro “Amamentação: Contínuo Aprendizado“ e criadora do “Copinho do Bebê Suzana”, objeto que auxilia na alimentação dos bebês quando não é possível amamentar.

 

 

A construção de uma base iniciada no ato de amamentar é também o tema da campanha deste ano, “Amamentação: O alicerce da vida”. O leite materno é um poderoso aliado na prevenção de doenças como diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. A correta orientação e acolhimento por parte do profissional de saúde pode contribuir para esclarecer dúvidas com relação ao posicionamento correto, insegurança quanto à produção de leite, entre outras dificuldades enfrentadas.

 

 

Pensando nisso, a equipe do Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital realiza trabalho constante para melhorar a relação e qualidade de vida da mãe e também do bebê. Semanalmente são realizadas reuniões com a presença do médico pediatra especialista em Nutrologia Pediátrica e membro do Comitê de Aleitamento da Sociedade Mineira de Pediatria, Dr. Roberto Gomes Chaves, para buscar estratégias de divulgação do aleitamento materno em Itaúna e região, além do Curso de Gestantes, realizado semestralmente.

 

 

Evento aberto ao público

 

 

Neste sábado (4), o Hospital, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promove um café para gestantes e puérperas com o tema “Superando os desafios da Amamentação”. O evento ocorrerá às 8h, no Espaço Cultural. Será apresentada a peça “Uma Mãe da Pesada” e, em seguida, palestra com o pediatra Dr. Roberto Gomes Chaves.

 

 

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.