COMPARTILHAR

Sistema já está em funcionamento, na Sala de Apoio Rural, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico

 

 

Incentivar os negócios em Itaúna, contribuindo para a geração de emprego e renda, é uma das prioridades da atual administração, que, com esse propósito, reativou no início de 2017 a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Os resultados do trabalho desenvolvido desde então têm sido bastante positivo e culminaram em mais uma importante conquista para os produtores rurais da cidade. A boa notícia é que a Prefeitura concluiu a instalação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que começou a funcionar nesta segunda-feira, 3 de setembro.

 

 

A medida vai garantir aos empreendedores mais condições de competitividade no mercado. Com a implantação do sistema, os interessados em expandir as atividades, com a comercialização de produtos, como queijos, doces, embutidos, entre outros, nos supermercados, por exemplo, poderão se cadastrar na Gerência de Apoio Rural, que funciona na sede da Cooperativa dos Produtores Rurais de Itaúna (Cooperita).

 

 

Os inscritos receberão visita de profissional, uma veterinária já contratada por meio de processo seletivo, que auxiliará nas adequações e procedimentos necessários para a obtenção do selo, desburocratizando e acelerando a certificação da origem e qualidade dos alimentos. Os processos para a criação do SIM foram discutidos e aprovados pela Câmara, sendo um dos passos fundamentais, a mudança no Código Tributário do Município, que recebeu aval dos vereadores em 2017. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3241.3674.

 

 

Suporte ao agricultor

Na Sala de Apoio Rural, órgão da Prefeitura de Itaúna, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, é oferecido suporte completo ao homem do campo. O Programa de Produção de Alimentos, viabilizado pelo Município, já contempla quase 300 famílias. Em agosto passado, a iniciativa alcançou mais 85 produtores, com a doação de 150 mil quilos de calcário, composto essencial para a correção do solo e, consequentemente, melhores resultados na colheita.

 

 

Em meados de outubro, os cadastrados receberão sementes de feijão e milho. Eles contam ainda com orientações técnicas e máquinas para a preparação e manutenção dos terrenos. O trabalho conta com parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais – Emater /MG.

 

 

Consolidação da Feirart

Pequenos produtores, artesãos e artistas de variados segmentos têm espaço garantido em Itaúna para exposição e venda de alimentos e outros itens, além de apresentações de trabalhos. A Prefeitura criou e regulamentou a Feirart, que funciona todos os sábados, das 7h às 17h, no entorno da Praça José Flávio de Carvalho, localizada no bairro Piedade. A feira foi instituída por meio de projeto de lei aprovado pela Câmara a partir de proposta feita ao Executivo pelo vereador Joel Márcio Arruda.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.