COMPARTILHAR

Saúde anuncia liberação de mais 200 procedimentos neste mês, durante a campanha Outubro Rosa

 

 

Itaúna encaminhou, entre os meses de janeiro e setembro, 1.201 usuárias da rede pública para a realização da mamografia. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais no combate ao câncer de mama, um dos principais alvos da campanha Outubro Rosa, ao lado da doença no colo do útero. E, entre as medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde, neste mês de luta contra a enfermidade, está a liberação de mais 200 exames. A pasta ampliou as ações, realizadas em todas as unidades básicas, para garantir o acesso das mulheres de todas as regiões ao procedimento.

 

 

A informação também é essencial. Por isso, o Município aderiu à mobilização e intensificou a atuação da Atenção Primária, com atividades em todos os bairros, com o trabalho das equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESF. A proposta é estimular os cuidados com o corpo e a autoestima, ao chamar a atenção para a causa defendida no Outubro Rosa. Nos postos, elas têm sido recebidas com materiais educativos, rodas de conversas na sala de espera e muito incentivo a uma vida saudável, com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e agentes comunitários.

 

 

Dia D

O Dia D do Outubro Rosa está marcado para o próximo sábado, 20. Na ocasião, as estratégias serão reforçadas pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESF, em todas as regiões, das 08h às 12 horas. Na programação, palestras, dinâmicas de grupo, apresentações artísticas, ações para promover o autoconhecimento, facilitando a identificação de nódulos e alterações, além de serviços voltados às usuárias da rede, com foco no fortalecimento da autoestima e maior oferta de vagas para os procedimentos preventivos.

 

 

Mais informações no setor de Atenção Primária à Saúde, pelo telefone 3241.4999 (ramal 242).

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.

1 COMENTÁRIO

  1. Acho que deveria ser aberto pra mulher ou homem que quisesse fazer a mamografia a final de contas o câncer não escolhe sexo ou idade .Não vejo razão em se impor idade minima para que se possa fazer o exame.

Comments are closed.